sexta-feira, 8 de maio de 2015

"Construindo com as mãos, caminhando sobre a Terra"

Desde a Revolução Industrial o homem passou a produzir em massa e a criar cada vez mais novos produtos alimentícios, carros, roupas, móveis e artigos inimagináveis até este momento. A humanidade ficou estarrecida com tanta novidade e quis cada vez mais. Porém, nada se cria do nada, toda esta produção precisava de uma matéria prima, e matérias primas, indiscutivelmente, vêm da Natureza... Florestas foram dizimadas, montanhas destruídas, rios assoreados, incontáveis espécies foram perdidas até mesmo antes de serem descobertas, a chuva assolou cidades ou simplesmente deixou de banhar as cidades e uma montanha de lixo tóxico só cresceu, e continua a crescer. O resultado disso sentimentos na própria pele. Tanto quisemos “Ter” que esquecemos de “Ser”. Somos seres, e como qualquer outro ser vivo da Terra precisamos do que vem Dela, isto é, o que vem diretamente dela, in natura, sem passar por esteiras e esteiras de produção, sem receber dezenas de aditivos químicos, de processamentos, de refinação... 

Hoje vamos observando lentamente um êxodo urbano acontecendo. Pessoas têm abandonado as grandes cidades cheias de um falso conforto e estabilidade e caminhado de volta ao campo, às matas e às pequenas comunidades tradicionais pois sentem falta de pôr os pés na terra, de colher o próprio alimento livre de químicos e toxinas, de respirar ar puro que vêm das matas e dos oceanos, de ouvir o silêncio e o canto das florestas. O homem quer ascender o Ser e não o Ter. E essa busca é o caminho para a verdadeira vida, a reconexão com nossa verdadeira essência. 

Diante deste cenário, sentimentos a necessidade de mudança e de trazer mais pessoas para essa atmosfera nova que brilha cheia de oportunidades. 
Em janeiro de 2015 o Sítio Saramandala começou, finalmente, a ganhar uma cara. Um alojamento de tijolos ecológicos e telhas recicladas começou a ser construído e hoje está finalizado, apenas recebendo acabamentos e as últimas janelas de bambu. A cada passo que damos em direção à finalização desta casinha, que servirá de acolhimento aos amigos no futuro, apenas ficamos mais ansiosos para a tão esperada construção da principal casa do Sítio Saramandala: A Casa de Barro.
Esta casa não será uma simples moradia, seu propósito é muito maior e abriga à todas as pessoas e não apenas uma família. A Casa de Barro será a sede do Sítio, onde receberemos as pessoas para trabalhar com a Terra, coms os Elementos, com a Sustentabilidade. Reconectando-nos à Natureza, da qual somos parte integrante e dependemos inteiramente. 
O Sítio Saramandala é a ferramenta da qual estamos criando para poder impulsionar nosso objetivo principal: devolver à Mãe Natureza todo o Respeito e Amor que ela sempre nos deu e nos dá. 




 O nome SARAMANDALA dividi-se em S.A.R.A = Soberania Alimentar e Resiliência Ambiental e Mandala, propriamente dito. Além disso, estamos firmemente embasados nos conceitos e princípios da Permacultura. Um pouco sobre os conceitos:

Soberania alimentar: Defende que a comunidade e os produtores tenham acesso igualitário à alimentação orgânica e com alto teor nutricional, respeitando o direito à soberania do povo em ter suas próprias sementes e produzir e comercializar localmente seu alimento independendo das grandes multinacionais. Apoia cultivos sem a utilização de agrotóxicos e outros químicos através da produção limpa com a policultura e agroflorestas, protegendo a Natureza e sua biodiversidade, o solo, as águas, o ar, os animais, a saúde humana e o meio ambiente como um todo (CHONCHOL, 2002).

Resiliência ambiental: Na Natureza existe a capacidade de regeneração de populações ou comunidades ao seu meio após um distúrbio ou degradação, recuperando o equilíbrio naquele ecossistema retomando seus ciclos através de estratégias de floração e frutificação, por exemplo. Um ambiente que se autorregenera se mantém com seus próprios recursos, não necessitando de fatores externos, sendo auto sustentável (SILVA & REIS, 2000). 

Mandala: Significa “círculo” ou, mais profundamente, “a esfera da essência”. São desenhos circulares que contém diversos formatos e cores. Mandalas podem influenciar positivamente no campo energético dos seres vivos através de cromoterapia e numerologia que podem ser utilizados durante sua criação. São geometrias sagradas que representam a dinâmica da relação entre o Homem e o Cosmos, o consciente e o inconsciente. Estão entre a humanidade desde a pré-história e são utilizadas em catedrais e templos do mundo inteiro e em diversas religiões. Sua vibração enérgica influi nos campos fisiológicos (corpo), estimula a mente e equilibra as emoções alterando a energia anterior ao contato visual com a Mandala. É fonte de cura e sagrada nos processos espirituais. (FIORAVANTI, 2003). 

Permacultura: Pode ser traduzido por "cultura permanente". É uma ciência que veio para unir a ciência atual (ecologia, biologia, engenharias e outros) com os conhecimentos ancestrais (comunidades em contato direto com a Natureza) em prol da sustentabilidade. Trata de se desenhar paisagens (assentamentos humanos) que reproduzam padrões e relações que encontramos na Natureza de forma a beneficiar a ambos através da produção de energia, alimentos e matéria prima em troca de bons cuidados com o solo, plantas e animais. É uma ciência muito ampla que envolve muitas outras ciências e tem uma profunda filosofia e princípios éticos. Vai além da ciência, é uma forma de viver que requer uma revolução cultural. (HOLMGREN, 2002)

4 comentários:

  1. Caros, sensacional o trabalho e a iniciativa de vocês. Tenho uma pequena propriedade em Itapetininga, pertinho de vocês e gostaria de conhecer a casa de vocês e fazer na minha. Como posso entrar em contato para tratarmos?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Caros, sensacional o trabalho e a iniciativa de vocês. Tenho uma pequena propriedade em Itapetininga, pertinho de vocês e gostaria de conhecer a casa de vocês e fazer na minha. Como posso entrar em contato para tratarmos?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. E formalizar uma ecovila? Não acham que vale o espírito da comunidade?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Jessica tudo bem? Somos fabricantes de sacos Raschel e gostariamos de fazer uma parceria com voces nesse trabalho lindo que voces fazem. Atenciosamente Dayla 11 2147 2312

    ResponderExcluir